segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Radio and Television News 1957

Estou muito contente com a marca das 50 mil visualizações alcançada neste mes pelo Blog ! Obrigado a todos visitantes e continuem a nos visitar, não deixem de por seu comentário !

 A 61 anos atrás a revista Radio & Television News (Janeiro de 1957) apresentava uma reportagem sobre os "cérebros eletrônicos", termo em moda na época. Computadores, as máquinas que "pensam", era a chamada na capa e o título era "Atrás dos Cerebros gigantes".
Uma revista dedicada aos entusiastas e profissionais de eletronica, hi-fi, radio e televisao.


As propagandas de cursos técnicos por correspondência exaltavam sempre ser a eletrônica a profissão do futuro e com grandes oportunidades de emprego.

A reportagem que me chamou a atencao nessa revista , sobre os computadores.














Fotos : ©️Xracer

2 comentários:

Jorge disse...

Muito bacana recuperar esse material antigo da história da computação, Xracer. Lembro que o Univac foi o sucessor comercial do Eniac, o primeiro computador criado durante a 2a Grande Guerra para auxiliar a aeronática e a balística mas que só entrou em operação em 1946, depois do fim da mesma. Já o Univac da reportagem existiu nos anos 50 - que eu saiba ambos eram ainda analógicos valvulados e não digitais transistorizados como os posteriores. Grande abraço!

Xracer disse...

Jorge, obrigado pela visita e comentário ! Visite-nos sempre e nos acompanhe !
O ENIAC era um computador dedicado, com pouca flexibilidade de programação, que o UNIVAC ja tinha plenamente. Ambos eram digitais e usavam válvulas eletrônicas. O primeiro de grande porte transistorizado foi o IBM/360.
Segundo a Wikipedia : "O UNIVAC usava 5.200 válvulas, pesava 13 toneladas e consumia 125 kW para fazer 1905 operações por segundo, com um clock de 2.25MHz. O sistema completo ocupava mais de 35 m² de espaço no piso".
Tenho fotos de família inéditas e exclusivas, de quando meu pai trabalhava com computadores de grande porte IBM na década de 60 em SP, porem ainda nao decidi se irei disponibiliza-las no Blog ou em futuro livro que pretendo escrever. Por no Blog por agora seria muito legal mas deixaria as fotos sujeitas a uso indevido.